sábado, 24 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalSecretário do Ministério da Agricultura apoiou Bolsonaro em 2022; veja vídeo

Secretário do Ministério da Agricultura apoiou Bolsonaro em 2022; veja vídeo

-

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o advogado Irajá Lacerda, secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, declarando apoio a Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

As imagens foram feitas quando Lacerda se candidatou a deputado federal pelo PSD. (veja abaixo)

“Olá, meus amigos. Eu me chamo Irajá Lacerda e sou candidato a deputado federal. Eu venho aqui, publicamente, manifestar o meu apoio ao presidente Bolsonaro e ao (…). Cuidado, hein!? Não caiam em fake news”, diz o secretário na gravação.

É necessário ressaltar que o vídeo possui um corte após a citação ao ex-presidente. Além disso, nem Lacerda ou o PSD se pronunciaram a respeito.

Leia Mais:

Bolsonarista, dono da Havan deseja “uma ótima administração” ao governo Lula

Lula deve ter encontros bimestrais com governadores no primeiro ano de governo

Próximo do MST, petista assume comando da Companhia Nacional de Abastecimento

A nomeação para o cargo aconteceu na noite de quinta-feira (5) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A CNN procurou Irajá Lacerda e o Ministério da Agricultura, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Também foram contatados o Planalto e o PSD. A matéria será atualizada conforme resposta.

Lacerda defendeu revisão de terras indígenas

Em uma entrevista reproduzida no blog de seu escritório de advocacia, que leva o nome de Lacerda, o agora secretário afirmou que “os procedimentos de demarcação de terras indígenas eram feitos de forma arbitrária”. A publicação data de 25 de maio de 2021.

“[Os procedimentos eram] realizados de forma totalmente unilateral, em que a maioria dos direitos de defesa dos não-índios foi praticamente extinto. Eram utilizados laudos antropológicos sem critério nenhum, sem fiscalização por entes competentes, feitos a bel-prazer pela FUNAI”, avaliou.

Lacerda ainda apontou que “a questão de desenvolvimento e dano ambiental é um mito” e que agricultores, pecuaristas e mineradores seguiriam a premissa de “preservar e produzir sustentavelmente”.

Atuações

Irajá Lacerda nasceu em Cáceres (MT), em 1983. Ele é formado em Direito pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 2008.

De acordo com o governo federal, ele atuou na área de Direito Agrário e Direito Ambiental, tendo sido também presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/MT entre 2017 e 2020.

Também presidiu a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2017.

Em 2020, o advogado assumiu como chefe de gabinete do então senador Carlos Fávaro.

*editado por Tiago Tortella

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário do Ministério da Agricultura apoiou Bolsonaro em 2022; veja vídeo no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts