terça-feira, 27 fevereiro, 2024
HomeUncategorizedSeca: União reconhece situação de emergência em 25 municípios de Goiás

Seca: União reconhece situação de emergência em 25 municípios de Goiás

-

O governo federal reconheceu, nesta quinta-feira (8/2), o estado de emergência em 25 municípios de Goiás em decorrência da falta de chuvas na região agrícola. Com a medida, as cidades poderão solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para ações de assistência humanitária.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), esteve em Brasília nessa quarta-feira (7/2) para se encontrar com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e discutir a estiagem que afeta o estado.

“A gente precisa somar forças na área de tecnologia para acompanhar as previsões detalhadas de chuva, para permitir ao agricultor se programar e não ter perdas maiores”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na reunião.

A medida formalização a situação de emergência em Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia. Os municípios estão distribuídos em diferentes regiões do estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) emitiu um alerta em decorrência da seca e das possíveis consequências na pecuária de corte e leite. O presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, destaca que a estiagem pode procurar aumento no preço dos produtos.

“A não adoção de medidas preventivas pode acarretar em aumento de custos para o produtor, o que acaba sendo repassado para os consumidores”, reforça José Mário Schreiner.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as chuvas do final de 2023 até o momento não foram suficientes para a recuperação da pastagem.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts