quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalPV e Avante cobram espaços no segundo escalão do governo Lula

PV e Avante cobram espaços no segundo escalão do governo Lula

-

Integrantes do PV e do Avante cobraram do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espaços na gestão pública em cargos no segundo escalão.

Esses partidos estiveram na coligação que apoiou a candidatura de Lula e o PV, inclusive, está em uma federação com o PT, instrumento criado que permite que os partidos federados se aliem na disputa eleitoral desde que mantenham uma atuação conjunta na política nos anos seguintes.

Representantes do PV e do Avante estiveram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na quinta-feira (5), segundo fontes ouvidas pela CNN.

A cobrança dos partidos se dá tanto pelo fato de terem visto outras siglas contempladas com cargos no primeiro e no segundo escalão até o momento, quanto pelo fato de as duas terem oferecido apoio a Lula desde o início da campanha.

Leia Mais

Lula deve ampliar sala de espera de congressistas e prefeitos no Palácio do Planalto

Aliados de Lula dizem que presidente vai exigir “indícios concretos” antes de demissão de ministros

Acampamento bolsonarista é desmontado em BH; jornalista é agredido

O PV elegeu seis deputados e o Avante, sete. O PCdoB, aliado histórico do PT, por exemplo, elegeu apenas seis ministérios e foi contemplado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, comandado por Luciana Santos (PE).

Entre as demandas apresentadas pelo PV, de acordo com fontes ouvidas, estão alguns cargos no que se chama de segundo escalão (ou seja, secretarias ou autarquias vinculadas a algum ministério). Os comandos do ICMBio, do Iphan, da Secretaria Nacional de Habitação e da Conab são alguns dos cargos cobiçados pela legenda.

O partido tem ressaltado, porém, que essa cobrança por espaços não se dá por fisiologismo, mas por entender que tem direito a participar da gestão pública pelo papel que teve durante a campanha.

O Avante, segundo fontes ouvidas, pediu a Padilha que o governo apresente quais espaços estariam disponíveis para que o partido pudesse discutir como poderia contribuir com o novo governo.

De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, o ministro Padilha analisará junto ao governo federal essas demandas e apresentará a esses dois partidos uma resposta na próxima segunda-feira (9).

Ministro das Relações Institucionais, Padilha tem participado das conversas com esses partidos aliados para ajudar a compor o segundo escalão do governo.

Considerado um habilidoso articulador político, ele tem recebido essas demandas de vários partidos e levado ao restante do governo para buscar soluções que possam, de alguma forma, atender aos interesses dos deputados e senadores e ajudar a consolidar uma base sólida de apoio ao presidente Lula.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PV e Avante cobram espaços no segundo escalão do governo Lula no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts