terça-feira, 27 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalPraça dos Três Poderes terá segurança reforçada para posse de Lula

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para posse de Lula

-

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomará posse neste domingo (1º). Será o terceiro mandato do petista à frente da Presidência da República. Diferentemente de 2003 e 2007, a cerimônia será marcada um esquema inédito de segurança.

As medidas extremas acontecem após episódios de vandalismo na tentativa de invasão a um prédio da Polícia Federal, em Brasília, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O episódio culminou em um confronto com forças de segurança. Além disso, ônibus e carros foram incendiados.

No dia 24 de dezembro, houve ainda a prisão de um homem por suspeita de ter colocado um explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília. Em seu depoimento à polícia, ao qual a CNN teve acesso, George Washington de Oliveira Sousa conta que é do Pará e que foi para a capital federal após o segundo turno das eleições, portando diversos armamentos para se juntar ao grupo que se manteve acampado em frente ao Quartel General (QG) do Exército em protesto à eleição de Lula.

Dublês de Lula e Janja sobem rampa do Planalto em ensaio para posse; veja

Alexandre de Moraes proíbe porte de armas no DF até 2 de janeiro

Shows para 300 mil pessoas e objetos proibidos; veja detalhes da posse

Sua intenção, contou, “era participar dos protestos” e “aguardar o acionamento das Forças Armadas para pegar em armas e derrubar o comunismo”.

Na sexta (30), em transmissão pelas redes sociais, Bolsonaro citou a tentativa de explosão na região do aeroporto e disse que “nada justifica essa tentativa de ato terrorista”. O presidente também negou a ideia de ir “para o tudo ou nada” e pediu que seja feita oposição com “inteligência” ao futuro governo petista.

Possibilidade de até 8.000 policiais na posse

Em entrevista à CNN, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse que até 8.000 policiais podem ser acionados para garantir a posse.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, ratificou a informação. “Estaremos com 100% com efetivo em prontidão, podendo ser empregado em caso de necessidade”.

Ainda haverá atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação foi autorizada pelo ministro substituto da Justiça e Segurança Pública, Antônio Ramirez Lorenzo, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de dezembro.

No dia 29 seguinte, a Polícia Federal (PF) informou estar empenhada na segurança do evento. Segundo o órgão, todos os esforços estão sendo feitos para garantir a proteção dos presentes.

Até 30 mil pessoas na Praça dos Três Poderes

A segurança do evento limitou a 30 mil o número de pessoas na Praça dos Três Poderes, que é o espaço que fica entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

Como são esperadas 300 mil pessoas na cerimônia de posse, na Esplanada dos Ministérios, a entrada na praça será fechada ao meio-dia e meia, ou antes, caso atinja a lotação máxima, segundo informou nesta quinta-feira o secretário de segurança do Distrito Federal.

No local, não será permitida a entrada com latas e garrafas de vidro, mastros de bandeira e outros objetos que possam causar lesões a outras pessoas.

O público poderá levar alimentos, mas eles devem preferencialmente estar em sacos plásticos para poderem ser vistoriados. Haverá também uma feira gastronômica no local.

Aliados de Lula esperam que os últimos acontecimentos em Brasília –como as suspeitas de bombas e os atos de vandalismo que levaram a prisões de envolvidos– não causem impacto no comparecimento dos apoiadores do petista às festividades.

De manhã, a partir das 10h, começa a programação do Festival do Futuro, batizado popularmente de “Lulapalooza”. Haverá uma pausa por volta das 13h e a programação será retomada no início da noite.

Estão previstos mais de 60 artistas se apresentando em dois palcos alternadamente, “Gal Costa” e “Elza Soares”, em homenagem a duas importantes cantoras da música brasileira falecidas em 2022.

O limite de pessoas e horário é apenas para a Praça dos Três Poderes, portanto, os demais espaços da Esplanada ficarão acessíveis em todos os momentos. Além disso, o público pode acompanhar o evento por telões que serão instalados com a transmissão simultânea de todos os momentos da cerimônia. Lula deve sair da Catedral em direção ao Congresso Nacional por volta das 14h30.

Haverá ainda barreiras de policiais que farão revistas antes de entrar na Esplanada, sendo proibida a entrada com alguns tipos de materiais, como destacou o secretário Júlio Danilo.

As forças de segurança do DF informaram ainda que não serão permitidos movimentos contrários ao presidente eleito no local próximo da posse.

A Esplanada estará fechada, para carros, na altura da Rodoviária do Plano Piloto e, para chegar ao gramado em frente aos ministérios, as pessoas devem entrar pela via N1, pista que fica do lado norte da Esplanada. As vias N2 e S2, que ficam por trás dos ministérios, estarão fechadas para carros e pedestres, somente os veículos autorizados poderão entrar. As escadarias e passagens por trás dos ministérios também serão fechadas para os pedestres.

Quem for de carro poderá estacionar nos setores Bancário, de Autarquias, de Diversões ou no Setor Comercial.

Os ônibus vão circular até as 4h do dia 2 de janeiro. O metrô vai funcionar até 2h. Mas, depois das 22h, somente a estação central estará aberta para embarque.

Confira o roteiro completo da posse:

13h45 às 14h30: Chegada dos chefes de Estado e de Governo – Anexo 1 do Senado Federal; 
13h30 às 14h30: Chegada das autoridades e convidados – Salão Branco do Congresso Nacional;
14h20 às 14h30: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos – Catedral Metropolitana de Brasília; 
14h30: Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional; 
14h40: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos ao Congresso Nacional com receptivo dos presidente do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados 
15h: Sessão solene da Posse Presidencial: abertura; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento;
15h50: Deslocamento do presidente e do vice-presidente para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal;
16h: Saída do presidente e do vice-presidente da sala de audiências em direção à área externa do Palácio; 
16h05: Início da cerimônia externa de honras militares; 
16h15: Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto;
16h20: Entrega da faixa presidencial
16h30: Discurso no Parlatório
17h30: Cerimônia de nomeação dos ministros
18h: Ida para o Palácio do Itamaraty, onde haverá uma recepção para convidados e chefes de Estado;
18h15: Fotografia oficial

Roteiro da posse de Luiz Inácio Lula da Silva / Arte/CNN

(*Com informações da Agência Brasil e da Reuters)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para posse de Lula no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts