segunda-feira, 4 março, 2024
HomePolitica NacionalPainel CNN: Especialistas debatem primeira semana de governo Lula

Painel CNN: Especialistas debatem primeira semana de governo Lula

-

Em debate no Painel CNN neste sábado (7) para avaliar a primeira semana do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialistas avaliam que o novo presidente já aponta para avanços tanto nas relações políticas, com o Congresso e os partidos, quanto na seara internacional, com reaproximações a regiões como Estados Unidos, Europa e a América Latina.

Por outro lado, a área econômica e sua relação com o mercado financeiro ainda sofre com ruídos e informações desencontradas do presidente e sua equipe.

“Há uma certa salada mista, algumas coisas dão sinais construtivos e, outras, tropeços”, disse o diretor executivo para as Américas da Eurasia, Christopher Garman.

“Do lado estritamente político, na relação com o Congresso, o presidente Lula tem sido muito eficaz, caminhando para tentar construir uma base parlamentar (…). Onde, talvez, o governo esteja dando mais sinais preocupantes é na área econômica (…), com muita preocupação do mercado financeiro e ‘bateção’ de cabeça de certas alas do governo, a econômica e a política”, continuou.

Leia Mais

Especialistas em direito discutem processo de extradição de Allan dos Santos

Governo do Uruguai diz que Lula viajará ao país em 25 de janeiro

Lula diz a ministros que festa da eleição acabou e cobra resultados

Para o cientista político José Álvaro Moisés, falta, para os direcionamentos econômicos de Lula, a mesma clareza que ele tem em suas políticas sociais.

“O governo anuncia claramente a sua grande meta, que é a do enfrentamento das desigualdades sociais, mas não anuncia com a mesma clareza a sua responsabilidade em relação ao ajuste fiscal”, disse Moisés, que é professor da Universidade de São Paulo.

“Isso deixa margem para dúvidas e cria, inclusive, essa situação em que investidores de dentro e de fora do país querem investir, mas dependem de como o governo vai prosseguir.”

Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master e professor de economia Fundação Getulio Vargas (FGV), chama atenção para o fato de que o humor do investidor local está destoante do estrangeiro, o que indica que há uma janela de oportunidade a ser aproveitada pelo novo governo na relação com o mercado financeiro.

“Quando olhamos o risco país, medido pelo CDS, vemos que há uma vontade em relação ao Brasil do ponto de vista dos investidores estrangeiros”, disse ele.

“Então, eu acho que se o governo realmente assumir esse compromisso fiscal e caminhar em direção de anunciar uma regra fiscal com credibilidade e que agrade os mercados, temos tudo para seguir no processo de corte de juros.”

Assista ao debate completo no vídeo acima

Este conteúdo foi originalmente publicado em Painel CNN: Especialistas debatem primeira semana de governo Lula no site CNN Brasil.

spot_img

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.