terça-feira, 27 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalPainel CNN: especialistas avaliam a segurança na posse de Lula

Painel CNN: especialistas avaliam a segurança na posse de Lula

-

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse oficialmente neste domingo (1º), em cerimônia em Brasília.

Em entrevista à CNN neste sábado (31), o ex-ministro da Justiça, Torquato Jardim, o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Arthur Trindade e o analista criminal Guaracy Mingardi debateram sobre a segurança do evento.

Para Torquato Jardim, o aparato de segurança pública do DF tem condições de evitar qualquer problema ao longo do evento.

Leia mais

Novo líder do governo, Randolfe diz que Congresso retomará debate sobre reforma tributária

Veja a previsão do tempo para a posse de Lula em Brasília neste domingo (1º)

Saiba como serão os shows da posse de Lula

“Acredito que a experiência histórica do aparato de segurança pública de Brasília, todo o sistema de segurança e inteligência, está preparado o bastante para evitar um conflito. Há experiência e equipamento para isso. Não acredito em nenhuma tragédia.”

Arthur Trindade concorda que o evento apresenta condições de ocorrer com segurança, mas ressaltou que a bomba deixada no aeroporto de Brasília aumentou a preocupação das autoridades.

“Cerimônias de posse são uma tradição em Brasília a cada quatro anos. Há bastante tempo o aparato de segurança pública do DF planeja e prepara essa cerimônia, e a cada cerimônia que acontece, o planejamento é atualizado e refinado. Acho que as pessoas que querem assistir a posse na Esplanada, que possam ir, o planejamento está bem feito, a segurança das pessoas a principio vai ocorrer como nas outras posses.”

“A novidade neste ano, e é uma novidade gravíssima: uma tentativa de bomba nas imediações do aeroporto elevaram o risco de preocupação e atenção das autoridades de segurança. Mas as medidas foram tomadas e estão sendo feitas, e eu acho que teremos uma posse segura”, completou.

O analista Guaracy Mingardi alertou que apesar do preparo da polícia, riscos são inerentes a esse tipo de evento e que sempre há uma possibilidade de algum imprevisto.

“Cerimônias sempre tem um risco inerente, ainda mais na situação que nós estamos por que tem muito maluco solto por aí. Mas a segurança presidencial, a história mostra, que ela fica mais em perigo em momentos que não se espera. Isso é um imprevisto, e não dá para contar com todo o imprevisto. O que está sendo feito controla mais ou menos, mas alguma coisa pode acontecer na plateia, não necessariamente com o presidente, mas pode. Mas a polícia está preparada para isso, eles estão acostumados”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Painel CNN: especialistas avaliam a segurança na posse de Lula no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts