quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalNo 1º dia útil de governo, Lula tem reuniões com 11 representantes...

No 1º dia útil de governo, Lula tem reuniões com 11 representantes internacionais

-

No primeiro dia útil como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ao longo desta segunda-feira (2) com 9 chefes de Estado, um vice-presidente e um Chanceler, que estiveram no Brasil para a cerimônia de posse.

Os encontros começaram no período da manhã. A primeira reunião foi com o Rei da Espanha, Felipe VI. Segundo Lula, no encontro eles trataram sobre a relação do Brasil com a Espanha e com a União Europeia.

O petista também teve reuniões com os presidentes da Bolívia, Lucho Arce; de Guiné-Bissau, Umaro Emboló; e do Equador, Guillermo Lasso.

Leia mais

Lula diz ter recebido carta de Xi sobre maior cooperação entre Brasil e China

Buscando reaproximação com o Brasil, Fernández diz que Lula irá à Argentina

Política externa de Lula aposta em aproximação com vários países e defesa do meio ambiente

Depois do encontro com Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, falou do interesse em reestabelecer um vínculo mais forte entre os dois países.

O chefe de estado argentino confirmou uma visita do presidente Lula ao país vizinho no dia 23 de janeiro. O Planalto diz que a viagem está programada, mas ainda não está confirmada.

No fim da tarde, o encontro foi com presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse que Lula vai visitar o país europeu no dia 21 de abril deste ano.

Lula ainda esteve com o vice-presidente da China, Wang Qishan, que lhe entregou uma carta do presidente chinês, Xi Jiping. Nas redes sociais, Lula disse que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil e que pretende ampliar ainda mais a relação entre os dois países.

No fim do dia, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente de Honduras e o ministro das Relações Exteriores do Gabão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em No 1º dia útil de governo, Lula tem reuniões com 11 representantes internacionais no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts