segunda-feira, 4 março, 2024
HomePolitica NacionalLula oficializa Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães para liderança do governo...

Lula oficializa Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães para liderança do governo no Congresso

-

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oficializou os parlamentares que vão atuar como líderes do governo dentro do poder Legislativo.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será líder no Congresso Nacional, Jaques Wagner (PT-BA), no Senado e José Guimarães (PT-CE), na Câmara dos Deputados.

As indicações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (5). Os nomes, entretanto, haviam sido anunciados pelo presidente no final de 2022.

Leia Mais:

Waack: Frente ampla não pode ser um governo no qual ninguém se entende

Instrutor de tiro de filho de Bolsonaro é preso por comércio ilegal de armas

Governo retoma processo de extradição de blogueiro Allan dos Santos

O papel do líder dentro do Congresso é expressar a opinião de quem ele representa durante as votações. Também cabe às lideranças orientar as bancadas partidárias quanto ao voto e falar pela bancada no período destinado às comunicações.

Outra atribuição é a participação no colégio de líderes, que, entre outras finalidades, define a pauta de votações nos Plenários.

Randolfe, escolhido para ser líder no Congresso, se destacou no Senado como vice-presidente da CPI da Pandemia. No ano passado, foi aliado de Lula durante a campanha presidencial vitoriosa contra Jair Bolsonaro (PL).

O parlamentar, que já integrou do PSOL, foi um dos principais opositores de Bolsonaro na Casa. Randolfe também já foi deputado estadual, e tem mandato como senador até 2027.

Wagner, por sua vez, foi deputado federal pela Bahia antes de se tornar governador do estado, eleito em 2006, e novamente vitorioso quatro anos depois.

Em 2018, ele foi eleito para o Senado, tendo no currículo quatro passagens como ministro em governos petistas, nas pastas do Trabalho (2003-2004), Secretaria de Relações Institucionais (2005-2006), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).

Já Guimarães, irmão do ex-presidente do PT José Genoino, é deputado federal desde 2007, acumulando cinco eleições consecutivas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula oficializa Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães para liderança do governo no Congresso no site CNN Brasil.

spot_img

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.