quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalJair Bolsonaro foi o político com maior engajamento nas redes sociais em...

Jair Bolsonaro foi o político com maior engajamento nas redes sociais em 2022

-

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) liderou o ranking de engajamento nas redes sociais em 2022 entre os políticos.

De acordo com o Mapeamento, Análise e Perspectiva (MAP), agência de análise de mídias e dados, Bolsonaro teve 21,2% de menções no Twitter e em perfis no Facebook. Ele é seguido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve 7,6% de menções, quase três vezes menos. Aliado de Lula, o deputado federal André Janones (Avante-MG) está na terceira posição, com 6,3%.

Políticos de direita foram mais mencionados do que os de esquerda. Segundo o ranking, entre os 20 primeiros colocados, 15 são de direita e cinco são de esquerda.

Leia mais

Em carta, cacique preso por atos antidemocráticos pede desculpas, fala de amor e diz que não há fraude nas urnas

Mistério da caneta: Lula telefonou ontem para apoiador que deu presente

Ex-chanceler Celso Amorim é nomeado para chefiar assessoria especial do governo Lula

Além de Lula e Janones, os outros esquerdistas que aparecem são Guilherme Boulos (PSOL-SP), que assumirá como deputado deferal, na sexta colocação, o senador Humberto Costa (PT-PE), na 12ª posição, e a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), em 18º.

Olhando para a direita, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) aparece em quarto lugar, seguida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que ocupam a quinta e sexta posição. O ranking ainda mostra o ex-secretário da Cultura, Mario Frias (PL), o ex-ministro e futuro senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), de 8º a 11º em menções.

Influenciadores

A lista do MAP também pesquisou o engajamento entre os principais influenciadores digitais do meio político.

Diferente do ranking de parlamentares, o de influenciadores é mais equilibrado, com 10 representantes de direita e 10 de esquerda entre os 20 primeiros.

O líder é Felipe Neto, que apoiou Lula na corrida eleitoral. Ele aparece com 6,2% de menções. Outro perfil de destaque da esquerda foi o Desmentindo Bozo, que apareceu na sequência com 4,2%.

Dentre os perfis de direita, estão o jornalista Kim Paim, que ocupa a quarta colocação, com 3,2%, e o Taoquei1, com 2,8%.

Projeções

De acordo com a diretora do MAP, o desafio da esquerda será “sustentar o apoio de influenciares nas redes sociais e crescer no engajamento de seus quadros políticos”.

“O fla-flu político não se encerrou com os resultados das urnas. Permanece a pautar as discussões nas redes sociais e não deve sair de cena, apesar do esgotamento do público não militante com a polarização. A militância da direita seguirá organizada e com atividade intensa, no ataque à Lula e a seu governo, e na defesa de suas bandeiras na pauta de costumes”, acrescenta Giovanna Masullo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jair Bolsonaro foi o político com maior engajamento nas redes sociais em 2022 no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts