quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalGoverno enfrenta dificuldade para reestruturar Iphan

Governo enfrenta dificuldade para reestruturar Iphan

-

O novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu nesta sexta-feira (6) com o ex-deputado distrital Leandro Grass (PV-DF), cotado para assumir o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encontro ocorreu nesta manhã no Palácio do Planalto, antes da reunião ministerial.

A exibição da precariedade de móveis e estruturas do Palácio da Alvorada, residência do presidente da República, deve colocar ritmo na reestruturação do órgão. A expectativa de governistas é de que o anúncio do novo presidente do Iphan saia na terça-feira (10).

Os reparos no Alvorada já estão em andamento. Ainda não se sabe, no entanto, o diagnóstico sobre outros prédios públicos históricos.

Leia mais

Lula diz a ministros que festa da eleição acabou e cobra resultados

Secretário do Ministério da Agricultura apoiou Bolsonaro em 2022; veja vídeo

Defesa calcula 5.000 manifestantes acampados em quartéis pelo Brasil

Nos últimos dias, servidores do instituto se manifestaram contra a indicação de qualquer político para o cargo e apresentaram abaixo-assinados em que defendem a contratação de um técnico, como Andrey Schlee, professor da Universidade de Brasília (UnB) ou o arquiteto Leonardo Castriota, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assim como outros órgãos de governo, o Iphan reclama da falta de recursos orçamentários e também déficit no quadro de pessoal.

O Iphan é subordinado ao Ministério da Cultura. Entre as atribuições, estão proteger arquivos de interesse nacional sobre história e arte no Brasil, promover os bens culturais, cuidar do patrimônio edificado e da fiscalização de obras de restauração.

Servidores do órgão afirmaram à CNN que, durante o governo Bolsonaro, o departamento foi loteado por indicados políticos e que o Instituto se sente “maltratado”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo enfrenta dificuldade para reestruturar Iphan no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts