segunda-feira, 4 março, 2024
HomePolitica NacionalEntenda a relevância do Congresso Nacional na história do Brasil

Entenda a relevância do Congresso Nacional na história do Brasil

-

Inaugurado em 1960, o prédio que atualmente abriga o Congresso Nacional, em Brasília, compõe a Praça dos Três Poderes e foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local é um ícone do Brasil reconhecido internacionalmente por sua arquitetura e por ser o maior símbolo da capital do país.

Composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o Congresso Nacional é o grande polo de exercício do Poder Legislativo do Brasil. Ele se sobressai na política nacional como o símbolo da democracia, ainda que existam outras alas importantes na política.

Isso porque é o Congresso que deve “representar o seu povo”, já que, entre suas funções, está a elaboração de leis e emendas constitucionais, o que explica o fato de ele também ser chamado de “Casa do Povo”. É lá onde se manifesta a liberdade da diversidade de pensamento político e de representação democrática.

Leia mais

Câmara aprova intervenção federal na segurança do DF; texto vai ao Senado

Congresso articula CPI para investigar invasões a Três Poderes

Cinco granadas foram deixadas no STF e Congresso, diz Randolfe

Ao longo da história do Brasil, o Congresso tem sido palco de momentos históricos da política brasileira.

Por lá, passaram episódios importantes da história recente do Brasil, como o golpe militar de 1964, a redemocratização do país pós-ditadura militar com a criação da Constituição de 1988 e o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Isso sem contar o fato de que toda cerimônia de posse presidencial acontece no seu interior. Ou seja, todo candidato que se torne presidente do Brasil, seja de forma democrática ou não, recebe sua faixa presidencial no Congresso Nacional durante uma grande cerimônia.

Por se tratar de um local de tanta importância, as salas do seu interior foram decoradas com obras de arte de artistas renomados do mundo inteiro. Vários móveis que compunham a mobília passaram por todos os governos e foram especialmente desenhados por arquitetos conhecidos mundialmente.

Chefes de Estado que vinham em visita ao Brasil e passavam no Congresso, ocasionalmente traziam presentes à nação braseira, que ficavam expostos por todo o prédio do Congresso Nacional.

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, na cidade de Brasília / Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

No último domingo (8), grande parte dos móveis, esculturas e obras de arte foram vandalizados por criminosos que invadiram o Congresso Nacional por não aceitarem o resultado das últimas eleições presidenciais. Diversos itens valiosos que compunham a decoração dos ambientes foram saqueados.

Alguns ambientes chegaram a ficar totalmente alagados após uma tentativa de início de incêndio, como o Salão Verde, conhecido por sediar realizadas coletivas de imprensa do Congresso, onde circulam jornalistas e parlamentares, e também por abrigar obras de arte valiosas.

O Ministério da Gestão informou que vai levantar os prejuízos financeiros causados pelo ato antidemocrático em Brasília e que vai “buscar ressarcimento junto aos responsáveis”.

Veja imagens da invasão ao Congresso:

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, na cidade de Brasília / Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Congresso Nacional durante invasão de bolsonaristsas / Eduardo F. S. Lima/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em cima do prédio do Congresso Nacional em Brasília após invadirem a sede do Legislativo / 08/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Atos criminosos no Congresso Nacional / Lucas Neves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

* Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda a relevância do Congresso Nacional na história do Brasil no site CNN Brasil.

spot_img

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.