sábado, 24 fevereiro, 2024
HomeNoticiasCuidados para o uso seguro de fogos de artifício nas festas de...

Cuidados para o uso seguro de fogos de artifício nas festas de fim de ano

-

A chegada de um novo ano costuma ser celebrada com muita festa, espumante e fogos de artifício. Apesar da beleza que trazem à comemoração, os fogos podem ser um perigo para quem os manuseia. Queimaduras e até dilaceração de membros podem ocorrer devido ao mau uso desses equipamentos.

Espetáculo de luzes requer cuidados redobrados no manuseio do material | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Há uma série de cuidados que devem ser tomados para que a utilização dos fogos de artifício seja feita com segurança, evitando acidentes. Para garantir a proteção de quem quiser utilizar os fogos, é importante procurar comprar o material apenas em lojas credenciadas e itens com certificado de autorização do Exército Brasileiro, orienta o capitão Fábio Bohle, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).

“É necessário usar os fogos com o suporte, que geralmente é fornecido pela fábrica”
Capitão Fábio Bohle, do CBMDF

“A outra recomendação é que dê preferência para os fogos só com o efeito visual e não com os estampidos que podem incomodar animais e pessoas com deficiência”, complementa o militar. “A gente ainda costuma orientar para atenção redobrada à questão do material em si, [a importância de] avaliar se está em boas condições.”

Em relação ao manuseio, o gestor orienta que seja feito com bastante atenção, seguindo as recomendações do fabricante e nunca diretamente em contato com as mãos ou na direção das pessoas. “É necessário usar os fogos com o suporte, que geralmente é fornecido pela fábrica”, atenta. O capitão também lembra que o material não deve ser manejado próximo a aglomerações e que crianças só devem utilizar fogos sob supervisão de adultos.

De acordo com o gestor, muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardado dos fogos de artifício. Quando isso ocorre, os fogos não devem ser reutilizados, devendo ser imersos em um balde de água para evitar explosão.

No caso de acidentes, a pessoa deve ligar para o telefone 193 e acionar o atendimento do Corpo de Bombeiros. Antes do socorro, os ferimentos podem ser lavados com água corrente e protegidos com um pano limpo umedecido com água filtrada.

Dicas de segurança 

→ Comprar os fogos de artifício em lojas credenciadas pelo Exército Brasileiro
Optar pelos fogos silenciosos, em respeito a pessoas com deficiência e animais
Ler o manual de instruções antes de iniciar o manuseio do material
Sempre utilizar o suporte para as mãos na hora de manejar os fogos
Não soltar os fogos em direção a pessoas nem em locais de muita aglomeração
Se o fogo falhar, emergir imediatamente o item em um balde com água
Crianças só devem utilizar os fogos supervisionadas por adultos
Em caso de acidentes, ligar para o 193 e acionar o Corpo de Bombeiros

The post Cuidados para o uso seguro de fogos de artifício nas festas de fim de ano appeared first on Agência Brasília.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts