segunda-feira, 4 março, 2024
HomePolitica NacionalComando do Ibama segue indefinido; Marina Silva avalia solução técnica ou política

Comando do Ibama segue indefinido; Marina Silva avalia solução técnica ou política

-

A primeira semana da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina sem uma definição quanto ao comando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nesse período, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, tem discutido e avaliado soluções técnicas ou políticas.

Os nomes mais cotados para assumir o Ibama, um dos principais responsáveis pela fiscalização ambiental no país, são o analista ambiental da autarquia Roberto Cabral Borges e o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Cabral Borges é tido como uma solução mais técnica, com conhecimento de como funciona o órgão e seus meandros internos. Já Agostinho é visto como uma solução mais política, com bagagem na pauta ambiental.

Leia Mais:

Boiadas passaram no lugar da política ambiental, diz Marina Silva ao assumir Meio Ambiente

Governo enfrenta dificuldade para reestruturar Iphan

Lula diz a ministros que festa da eleição acabou e cobra resultados

Ambos são bem vistos dentro do Ibama, embora haja uma preferência pelo primeiro. Isso por Cabral Borges ser funcionário de carreira e ter mais de 20 anos de experiência interna.

Ele também passou pela Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, Diretoria de Proteção Ambiental e Coordenação de Operações de Fiscalização.

O nome conta com apoio de servidores do órgão, que defendem que a nova diretoria seja ocupada por alguém com experiência em fiscalização ambiental e conhecimento de demandas internas.

De forma reservada, servidores do Ibama afirmam que o novo gestor encontrará no órgão de fiscalização um cenário de terra arrasada, com denúncias de irregularidades em liberação de licenças ambientais e autos de infração.

A defesa do comando de Cabral inclui ainda a necessidade de uma resposta rápida do governo petista em relação ao desmatamento no país.

Dados sobre áreas desmatadas, especialmente na Amazônia, devem ser atualizados a partir de abril, quando o regime de chuvas diminui e as imagens de satélite podem revelar um cenário mais crítico em relação aos últimos meses.

O deputado federal Rodrigo Agostinho, por sua vez, construiu a carreira política tendo a pauta ambiental como principal bandeira.

Se especializou na área, foi secretário municipal de meio ambiente de Bauru (SP), comandou a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e é coordenador da Frente Ambientalista do Congresso por parte da Câmara.

Marina Silva tem discutido as opções com aliados de Lula e, até o momento, não houve um anúncio oficial.

A definição de diretorias e coordenações internas do Ibama também depende da nomeação do titular da autarquia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comando do Ibama segue indefinido; Marina Silva avalia solução técnica ou política no site CNN Brasil.

spot_img

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img

Publicidade

spot_img
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.