quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalApós afastamento, Ibaneis diz respeitar decisão de Moraes e confiar na Justiça

Após afastamento, Ibaneis diz respeitar decisão de Moraes e confiar na Justiça

-

Após ser afastado do cargo de governador do Distrito Federal pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta segunda-feira (9) que “vai aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram e nossa capital”.

Em nota, o governador afastado ressaltou que respeita a decisão do magistrado e confia na Justiça e nas instituições democráticas.

“Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos”, pontuou em um trecho do comunicado.

Leia Mais

Ataques em Brasília elevam percepção de risco no Brasil no curto prazo, dizem especialistas

Obra de Di Cavalcanti danificada por criminosos no Planalto é avaliada em R$ 8 milhões

Afastamento de Ibaneis pode ser arbitrário, atos estão em investigação, diz Zema

Com a decisão de Moraes, Celina Leão (PP) será governadora do Distrito Federal pelos próximos 90 dias. Ela foi eleita vice-governadora do DF na chapa de Ibaneis no primeiro turno do pleito do ano passado.

Nota oficial. pic.twitter.com/jgy6T5ovZk

— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 9, 2023

Leia a íntegra da nota divulgada por Ibaneis Rocha

“Diante do grave episódio de invasão das sedes dos três poderes da República neste domingo e das providências já adotadas pelo Executivo Federal e Judiciário, venho a público reafirmar e minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público.

Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos.

Além do mais veemente repúdio às cenas de barbarismo amplamente divulgadas, necessário se faz buscar, sim, a responsabilização de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, observando-se, por óbvio, o devido processo legal.

Reitero a minha inteira solidariedade aos presidentes e integrantes dos Poderes constituídos, na certeza de que sairá a democracia fortalecida perante os olhos do mundo, do povo do Distrito Federal e de todo o Brasil.

Em outros momentos graves, agi com rigor de forma a proteger não apenas o patrimônio, mas a honra do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, como na tentativa de invasão de maio de 2020, quando várias pessoas foram presas.

Respeito a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas. Vou aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa Capital.”

Brasília contabiliza estragos após ataques aos Três Poderes

(Publicado por Lucas Schroeder)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após afastamento, Ibaneis diz respeitar decisão de Moraes e confiar na Justiça no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts