quinta-feira, 22 fevereiro, 2024
HomePolitica NacionalAnielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento

Anielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento

-

Após relatar dificuldades para compor a equipe de Planejamento com mulheres negras, Simone Tebet (MDB) recebeu duas listas com nomes de especialistas aptas para as funções da pasta. Os documentos foram entregues nesta quinta-feira (5) por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

Uma das relações foi elaborada pela organização “Elas no Orçamento”, formada por mulheres que trabalham na área de planejamento e finanças públicas.

Um outro levantamento, realizado pela Associação de Analistas e Técnicos da carreira de Planejamento e Orçamento do Poder Executivo (Assecor), também foi entregue a ministra.

Leia mais

Servidores da Funasa enviam a Lula segundo manifesto contra MP que extinguiu órgão

Ministério de Direitos Humanos rebate secretário de segurança de SP e defende câmeras em policiais

Ministro da Agricultura nomeia empresário do agro como assessor para aproximar pasta do setor

Os documentos, que ainda serão analisados pela equipe de Tebet, contam com nomes de profissionais negras em diferentes estágios de carreira e com experiências no setor público e privado.

Segundo relatos feitos à reportagem, Anielle Franco também se dispôs a discutir iniciativas para inclusão de servidores públicos negros na equipe econômica do novo governo. O trabalho foi iniciado ainda durante o período de transição pela economista Roseli Faria, nomeada diretora de Promoção de Direitos no Ministério da Justiça.

Promessa de Campanha

Durante a campanha eleitoral, Lula se comprometeu a considerar a diversidade de raça e gênero na construção da estrutura governamental petista. A promessa também entrou no plano de governo de Simone Tebet, enquanto candidata ao Planalto.

Para o diretor da ONG Educafro, Frei David, os representantes do novo governo precisam encarar com mais atenção o desafio. O ativista, que acompanha as discussões sobre inclusão na gestão petista, tem se dedicado a conversar sobre o assunto com os ministros de Lula.

A inclusão de pelo menos 30% de pessoas negras em cargos de confiança faz parte da lista de exigências elaborada por ele.

“Alguns ministros, no entanto, ainda precisam trabalhar o letramento racial e entender a necessidade, a urgência e obrigatoriedade da inclusão na nova gestão, afirma David”.

Com a equipe em composição mais avançada, Flávio Dino se destacou pela escolhas para o Ministério da Justiça. Dos dez cargos mais importantes da pasta, cinco foram ocupados por mulheres e negros.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Anielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento no site CNN Brasil.

Related articles

Midias Sociais

0FansLike
0FollowersFollow
3,913FollowersFollow
21,500SubscribersSubscribe

Latest posts